Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 14 de novembro de 2010

Experiências da Gaby - Uma Jovem Guerreira






Eu e Gaby, a casa em Tullamore, Gaby com o namorado e Simplesmente Gaby...

"Através deste post quero fazer uma homenagem a uma amiga que conheci ainda no Brasil, que por coincidência ou não, mora próximo da minha casa no Rio de Janeiro, o nome dela é Gabriella, carinhosamente chamada de Gaby, ela tem apenas 20 anos e resolveu embarcar nesta aventura para a Irlanda também, pois sabe onde quer chegar e com a garra que ela tem demonstrado, tenho certeza que chegará.
Estamos aqui há 2 meses, o tempo aqui VOA! E o aprendizado continua sendo constante! Milhões de descobertas, milhões de novas experiências!

Como nos conhecemos?

Enquanto eu programava a minha viagem para Irlanda eu divulguei o meu msn na comunidade da Irlanda no Orkut, e deu super certo, conheci várias pessoas, inclusive a Gaby, que tem sido uma grande benção em minha vida, a minha admiração e carinho por ela, crescem a cada dia. E assim ampliamos a nossa rede de amigos.
Celebrar a vida é somar amigos, experiências e conquistas, dando-lhes sempre algum significado.

História da Gaby

A Gaby planejava o seu primeiro intercâmbio para a Irlanda para 2011, mas uma amiga dela que já estava aqui há 4 meses conseguiu um emprego de Au Pair para ela no interior da Irlanda. O que a Gaby fez? Na metade do semestre, em pleno mês de setembro, ela trancou a Faculdade de Publicidade, largou a auto-escola, preparou tudo o precisava e embarcou para a Irlanda, com o apoio da família e do namorado Fábio, que estão vivenciando o relacionamento a distância.
Acabou comprando uma passagem por R$ 2700,00 pela British Airways, porque comprando em cima da hora, o preço é bem mais alto, não comprou o curso, porque comprando o curso aqui é bem mais barato e veio com visto de turista. Chegando no aeroporto só conseguiu um visto por 40 dias, ou seja, se ela não conseguisse trocar o visto para estudante, teria que regressar ao Brasil, a menos que quisesse ficar ilegal aqui.
Por um lado foi bom, porque ela veio com emprego, hospedagem e alimentação garantidos, o suficiente para ela vencer os primeiros desafios aqui. Pois ela não precisou ficar em residência estudantil, não precisou batalhar por um emprego e uma vaga num apartamento em Dublin, ela já veio com tudo isso definido e ainda teve uma família para ampará-la e orientá-la, sem falar que nestes dois meses o inglês dela deu um grande salto.

Então eu acompanhei tudo isso de perto, eu ainda estava no Brasil e a Gaby falava comigo no msn que estava trabalhando numa linda mansão, mas no meio do mato, os seus vizinhos eram as ovelhas, alpacas e algumas casas bem distantes uma da outra... a Gaby estava sozinha no fim do mundo... sabe qual o nome deste lugar? Tullamore!! É um lugar muito bonito, fica há 1 hora de Dublin de trem. Eu fui lá passar um final de semana com ela, assim que eu cheguei na Irlanda - cheguei 2 semanas depois da Gaby - e vi que realmente é muito longe do Centro de Tullamore, ela ficava dependente da família para tudo, até mesmo para ir a estação de trem, porque lá nem ônibus passa e um táxi para o Centro de Tullamore custa em torno de £25,00. A Gaby estava comigo no episódio do SPA, inclusive foi a patroa dela que conseguiu os vouchers para nós.
Fomos num pub no Centro de Tullamore, pedimos uma caipirinha e o barman perguntou: "What?", aí nós explicamos que era uma bebida brasileira, com vodka, açúcar, gelo e limão e o barman fez exatamente assim, misturou todos os ingredientes e ainda colocou água com gás... imaginem o resultado!! Odiamossssss e ainda tivemos que pagar £5,00!! A gaby disse que quando chegar ao Brasil jamais terá pena de dar R$ 15,00 numa caipirinha como tinha antes.

Ela tinha acabado de colocar um aparelho ortodôntico no Brasil, quando surgiu esta viagem, mas assim que chegou na Irlanda, alguns brektes (não sei o nome ao certo) caíram, isso estava incomodando muito a Gaby, ela procurou um dentista para remover o aparelho e pagou £200,00 por isso, uma verdadeira facada. Por isso, não aconselho a virem de aparelho para cá, estes tipos de serviços aqui são muito caros.

A nossa Guerreira Gaby, foi conseguindo vencer todos os obstáculos que se apresentaram para ela, começando na imigração, porque eles ligaram para a casa que ela iria trabalhar e a dona da casa disse que não a conhecia, quase que a Gaby voltou para casa, por conta disso, mas ela conseguiu entrar.
Quanto a estar no meio do mato ela foi se adaptando e traçando os planos para alcançar os seus objetivos, a internet e o celular eram os seus fiéis companheiros. Mas teve uns dias que o celular dela deu problema, e até sem celular ela ficou... quase que ela pirou de tanta solidão!!

Enfim... a Gaby foi diversas vezes em Dublin para tirar o PPS, abrir a conta, fazer o depósito de £1000,00, comprar o curso - e pagou muito mais barato, apenas £700,00 num curso de 6 meses - mas isso tudo leva tempo, porque para conseguir abrir a conta no banco, ela precisou ir várias vezes ao banco, eles são muito exigentes com isso aqui. Neste meio tempo ainda sobrava tempo para a Gaby se perder na loja Penneys, fazendo compras e mais compras.
Por várias vezes ela me ligava quase chorando, super preocupada, com medo de não conseguir. Em momento algum a Gaby pensou em desistir, sempre demonstrou segurança e maturidade para resolver todos os problemas. A confiança em si mesma é o primeiro segredo do sucesso.

Então, nos últimos minutos do segundo tempo, pois o visto de turista venceria dia 26/10/2010, a patroa da Gaby foi com ela numa cidade próxima a Tullamore, em Portaloise e lá a Gaby conseguiu trocar o visto de turista para o visto de estudante sem burocracias e sem precisar sair do país e agora ela tem a carteirinha de estudante, que significa uma grande vitória!!

Mas atenção: Há casos, que eles exigem que saia do país, para entrar novamente com o visto de estudante, e ainda corre o risco de não conseguir entrar novamente, cada caso é um caso e depende muito do profissional da imigração, se eles cismarem com você, não adianta chorar!! A propria Gaby não aconselha ninguém a fazer isso, é muito arriscado.

Depois disso resolvido ela conseguiu trocar a passagem de volta ao Brasil para Junho/2011, e conseguiu outro emprego de Au Pair em Dublin, e assim poderá finalmente iniciar as aulas no curso de inglês na BCT e atingir o real objetivo dela com este intercâmbio. E por ironia do destino eu vim trabalhar numa cidade antes de Tullamore como Au Pair, mas no meu caso a casa eh bem centralizada. E agora que estou aqui perto de Tullamore, ela vai para Dublin e eu que vou ficar sozinha aqui.

Agora a Gaby está respirando aliviada, cheia de planos... e para alegria dela, está se aproximando o dia da viagem dela pela Europa com o namorado Fábio, isso mesmo, ele está vindo do Brasil para passar as férias com ela aqui... e ela está contando os dias!! E eu vou acompanhá-los também nesta viagem para Paris e Amsterdam!! Pode deixar que contarei as novidades deste reencontro para vocês, prometo filmar o abraço deles no aeroporto.
Em breve eles deixarão seus depoimentos aqui para agregar valor a este post, e assim auxiliar aos futuros intercambistas.

Gaby, meus leitores querem saber!! Você faria tudo novamente? Valeu a pena? Conte pra gente!!"

"Quando você planeja o seu intercâmbio, você sai do seu país de origem com um propósito, um foco a ser atingido, então, não perca-o no meio do caminho."

9 comentários:

  1. "e deu super certo, conheci varias pessoas, inclusive a Gaby, que tem sido uma grande bencao em minha vida, a minha admiracao e carinho por ela, crescem a cada dia"

    ...pois é Lú. Parece que esse é um resultado invariavel a qualquer pessoa que venha fazer parte da vida dela. Ser conquistado e criar uma grande admiração não é uma escolha...mas um fato! Fato esse que vem se confirmando cada vez mais no dia a dia da vida dela por aí.

    A opinião comum diz que eu deveria ser o primeiro a ir contra a ideia de ela partir em busca de um intercambio. Mas minha opinião pessoal sempre deu valor as ideias que viriam a fazer bem a ela.

    Viver em um novo país é um experiencia transformadora mas, por vezes, desafiadora demais. Se for colocar no papel, cada semana que voces ganham por aí pode vir a se tornar um post de blog que vai servir de referencia para um bando de gente que está aqui pelo Brazil ainda na fase de sonho e planejamento.

    Continuem em frente. Tenho certeza que manterão a garra para continuar ganhando os dias por aí. Contem comigo no que for preciso.

    Ah...e o mais importante. Não deixe de lembrar a minha guti guti fofinha ao menos 5x ao dia o quanto eu a amo.

    Hey...ho...let's go....and keep the faith!!!

    :)

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Lu, vc falou tudo, a Gaby eh amiga, guerreira e muito corajosa mesmo,alem de super madura. tem tudo pra dar certo. eu adoro esse casal guti guti e tomara q o fim do ano chegue logo pro fabio ir pra la, curtir muito e dar mais um gas pra Gabyzinha!
    Gaby, volta logooooooooooo!!

    ResponderExcluir
  3. Conheco Gaby a pouco tempo né..uns 2 ou 3 anos mas é impressionante como essa menina é tao admiravel em por um curto tempo. Sempre batalhadora, focada e muito decidida em suas acoes mesmo com 20 aninhos.

    Desejo a ela toda sucesso nesta terra porque aqui ela tem um monte de amigos esperando que ela volte com a mesma essencia maravilhosa de antes, mas uma mulher definitivamente pronta para a vida.

    Bj grande Gaby!!!

    Luciano Bastos

    ResponderExcluir
  4. Bem... Respondendo a pergunta da lu.
    Valeu a pena?
    Sair do seu pais e deixar amigos, familia, facul, e namorado foi muuito dificil.
    Mas tinha e continuo mantendo um objetivo que eh aprender ingles, e claro a experiencia de morar fora, de conhecer uma nova cultura, conhecer novas pessoas e etc etc.
    Nao esperava que nada fosse acontecer facilmente, mas tbm nao esperava passar por todas as dificuldade que passei. Tudo foi muito mais dificil do que esperava.
    Quando cheguei me deparei com uma mansao no meio do nada, com tres criancas mega atentadas e foi muito complicado a adaptacao com elas. rs Elas aprontaram e muito no inicio. rs
    Nossa a troca do visto foi muuito tensa mas "no final do segundo tempo" eu consegui.

    Mesmo que lentamente tudo esta caminhando muito bem.
    Hoje consegui um novo emprego e finalmente me mudo pra civilizacao. rs
    Vou comecar meu curso( uns dos meus principais objetivos aqui).

    Apenas 2 meses, mas dois meses de muitas historias. Acho que aprendi muita coisa com tudo isso que eu passei e acho que tudo isso esta sendo valido.
    Continuo contando com o apoio de amigos, familia e claro do guti guti(esse me da varios conselhos,atura minhas mudancas de humor rs e posso falar com total certeza que eh quem mais me da apoio pra estar aqui *love u).
    Quanto aos comentarios acima, so tenho a agradecer e falar que estou com muita saudade desse sodomita e da queridissima isa. Quando voltar quero poder estar mais com voces.
    E nao poderia esquecer de agradecer a lu pelo post e falar que foi muito bom ter te conhecido e que com certeza a sua amizade vai alem dessa ilha. Sei que posso contar com vc e tenho a certeza que vc sabe que isso eh reciproco.
    Em suma muuitas coisas ainda estao por vir,temos meses pela frente e muuitas coisas boas esperando pela gente ( assim espero) rs.
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Linda história. Estou indo dia 20 de fev. para Dublin. Se a minha história for um pouquinho só do que foi com a Gaby, já estou feliz :D

    Mateus

    ResponderExcluir
  6. Olá Teteu!!

    Seja bem-vindo a Irlanda!!

    Para vc ter sucesso aqui, basta ter coragem, garra e flexibilidade, a vida aqui está difícil sim, mas para quem possui as características citadas acima, torna-se VENCEDOR!! Acredite nisso!!
    Nos primeiros dias aqui, você vai se perguntar: O que eu estou fazendo aqui? As respostas virá com o tempo!!
    Será um tempo de grande amadurecimento na sua vida, as informações virão como avalanche, mas dê tempo ao tempo e tudo vai se encaixar.
    A maioria dos meus amigos que chegaram comigo, passaram por isso e estão vencendo!!

    Atenciosamente,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  7. Olááá Luciana..
    Noossa adorei a historia.. digo que realmente a Gaby foi uma vencedora e sortuda tb, essa parada do visto com certeza deve ter sido mt tenso.. hehehe
    Então estou embarcando para Dublin em abril, super mega ansiosa, para estdar na BCT.
    Estou com um pouco de medo pois todo mundo diz, "e a crise? vc vai mesmo p Irlanda?" hehe
    Eu digo q sim, estou louquinha para chegar ai e focar no meu objetivo de aprender ingles e adquirir experiancia.
    Posso dizer que é um sonho e seja o q Deus quiser.
    Fico so um pouco preocupada com trabalho, pois nao posso ficar sem trabalhar... sera q seria mt dificil pra conseguir? Disposiçao e força de vontade é o q nao me falta.ehehe
    Estarei sempre acompanhando seu blog... adorei os posts...

    =)

    ResponderExcluir
  8. Olá Érica, adorei o seu comentário. Obrigada!!

    A Gaby também estuda na BCT, quem sabe vcs se encontram por lá. Esta escola é muito boa e bem localizada. Fez uma boa escolha!!

    Em relação a ansiedade, isso é normal... eu tb fiquei mega ansiosa as vésperas da viagem. Fico feliz em saber que tem GARRA, pq caso contrário, seria decepcionante o intercâmbio para vc, pois é muito difícil quando vc cai em si e vê que está sozinha aqui, com um turbilhão de novas informações, com mil coisas para resolver... mas enfim... tudo isso faz parte do aprendizado.

    Quanto a crise, dá uma olhadinha no post: "Vir ou não vir para a Irlanda", mas te aconselho a trazer pelo menos 2500,00 para se manter nos 3 primeiros meses. Emprego para mulher ainda está mais fácil, pq tem a opção de Au Pair, dá uma olhada no post: "Trabalhando como Au Pair".

    Boa sorte e boa viagem!!

    Lembre-se: JAMAIS DESISTA DOS SEUS SONHOS!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  9. O sonho é a unica coisa que ninguém desse mundo pode lhe tirar, mais lembre-se sonhar e ser otimista é maravilhoso, mais sempre sonhe e sempre seja otimista com os pés no chão....

    Parabéns Gaby

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...