Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 29 de janeiro de 2012

Voltar ou não voltar para o Brasil?

O assunto é sobre a decisão de voltar ou não ao Brasil. Porque é tão difícil a decisão de voltar ao Brasil? 
Minha passagem de volta está marcada para abril, minha mente está fervendo de dúvidas se devo voltar agora ou não, já li vários relatos que estão me ajudando a formar uma opinião e finalmente tomar esta fatídica decisão.
Qualidade de vida no exterior ou um bom trabalho no Brasil? Esta resposta é muito individual, nem sempre influenciada por motivos racionais, pois para uns segurança não tem preço, enquanto outros não abrem mão do convívio familiar e um bom emprego. 
É interessante viver em um lugar onde as pessoas não são medidas pelo que possuem, não precisa ganhar muito para viver bem, comer bem e ter uma boa vida sócio-cultural, mas estar no nosso país não tem preço. 
No Brasil se você mora em tal lugar e usa certos tipos de roupas, você, simplesmente, não se encaixa no padrão. Este conceito precisa mudar!! 
Todos sabem que o Brasil está crescendo, me orgulho muito disso, mas os problemas seríssimos com a insegurança continuam, não adianta ter um mega trabalho, ganhar uma boa grana e não poder desfrutar comprando um carro novo ou eletrônicos de última geração sem ter que se preocupar em andar a beira de um abismo.
Mas só em pensar na violência, nas desigualdades, no transporte público lotado, a violência... a vontade de voltar logo passa. 
Se aqui, por um lado, posso voltar pra casa caminhando sem medo de ser abordada por um assaltante, morar numa casa sem portão, no Brasil ao longo do meu dia, via inúmeras pessoas sorrindo e contando piadas, pessoas jogando baralho em um trem que mal dava para se mexer, como eu sinto falta dessa alegria de viver dos brasileiros, de enfrentar os problemas sambando.
É uma difícil decisão, muitos brasileiros que moram no exterior estão vivendo este drama, pois tem muitos prós e contras, como seria bom se algumas coisas daqui pudessem ser implantadas no Brasil.
O rico não anda de trem no Brasil, enquanto aqui na Irlanda os empresários andam de trem, vão de Dublin para Cork curtindo a viagem, lendo um livro, vendo um filme, relaxando ou na internet, infelizmente um empresário que vai de São Paulo para o Rio de Janeiro jamais vai pegar um trem na Central do Brasil para uma reunião em Campo Grande, vai de táxi, enfrentando todo o congestionamento na Av. Brasil.
É uma discussão sem fim... Qual o melhor lugar do mundo para viver? Acredito que aquele que nos faz feliz, porque não existe lugar perfeito e muito menos pessoas perfeitas, tudo é uma questão de sentir-se confortável onde está. Sou feliz aqui, mas morar no exterior dá uma sensação de viver o tempo todo em um lugar que não é nosso, conviver com pessoas que tem hábitos e preferências muito diferentes dos que estamos acostumados, principalmente o idioma e a comida. Eu penei para me adaptar com a alimentação na Irlanda.
Como agir quando nos sentimos literalmente fora do ninho? Isso provoca uma bagunça imensa no lado psicológico. 
Meus familiares sempre me perguntam quando eu vou voltar. Muitos "amigos" nem entram mais em contato comigo, apenas em datas comemorativas. 
Sigo sentindo muita falta de  curtir um solzinho na praia, rodízios, self-service, água de côco, pastel com caldo de cana, as frutas que só existem lá, as roupas e calçados leves, a comunicação fácil entre as pessoas e o calor humano que eu ainda não vi em nenhum lugar deste mundo!!
Este é o primeiro post coletivo do blog, participem deixando a sua opinião nos comentários abaixo. 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Diário de uma Au Pair XI

Eu ainda lembro a sensação de estar indo embora do Brasil. Quando entrei no avião no dia 29 de setembro de 2010, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, lembro de ter visto a cidade de cima com os meus olhos já embaçados e aquele sentimento de “vou sentir saudades” e “não sei quando verei esta linda cidade novamente”.
Descobri que há um sentimento bem pior do que esse, é o sentimento de “até sabe-se Deus quando”, ou um “até nunca mais”, pois conheci pessoas de várias partes do Brasil e do mundo e alguma delas tenho a sensação que não verei nunca mais, isso dói muito.
Fazer intercâmbio é maravilhoso, sair pelo mundo a conhecer países, pessoas e culturas, mas de repente tudo a minha volta começa a ficar desinteressante, tudo o que eu queria agora é estar com meus bons e velhos amigos.
Como eu disse no meu último post no Diário de uma au pair X, sinto que esta experiência como Au Pair está chegando ao fim, com certeza ser Au Pair não é só cuidar de crianças, é ser corajosa, valente, vitoriosa, é crescer, viver, conhecer e, mais do que tudo, aprender. Na verdade eu aprendo muito mais com eles, do que eles comigo.
No meu aniversário eu estava um pouco melancólica, chorei bastante com saudades da minha falecida avó, lamentando por não estar comemorando com meus familiares e amigos, senti-me sozinha, mesmo tendo várias pessoas ao meu redor. 
Aqui na minha casa trataram-me com frieza, a Brónagh que eu tanto amo esqueceu, os pais desejaram um "Hi, Happy Birthday", sem um abraço ou sequer um aperto de mão, muito menos uma lembrancinha, me senti sem a menor importância para eles, depois do trabalho fui para casa dos meus amigos em Dublin, mas sentia um vazio na alma, difícil explicar em palavras. Então ontem eles me convidaram para jantar, fiquei surpresa e feliz, porque pensei que eles não tinham se importado, então as crianças ficaram animadas, a Brónagh me pediu "sorry" por ter esquecido e tivemos uma noite muito agradável no restaurante chinês em Portarlington, com direito a vinho para acompanhar.
Sempre penso o quanto será difícil deixá-los, quando cheguei aqui a Brónagh tinha 6 anos e daqui a 4 meses vai fazer 8 anos, ela tinha todos os dentes de leite ainda, já caiu vários, nasceram quase todos os permanentes, ela já está com o sorriso totalmente diferente. Ela tinha o cabelo na cintura, a mãe cortou quase no ombro e já está enorme novamente, como o tempo passa, isso até assusta. Quando eu piscar os olhos, ela estará no facebook conversando comigo daqui há uns anos, verei as fotos atuais dela e lembrarei dos bons momentos com ela e o quanto esta menininha me ensinou. É uma relação que vai muito além de ser apenas uma Au Pair!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Feliz aniversário para mim!!

Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantármos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitármos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregármo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo... quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa. Mário Quintana
Comemoração com meus amigos no Pub Australiano na Parnell Street!!
Quantos 26 de Janeiro eu já vivi e em cada um deles a certeza de que estou vivendo cada minuto de uma forma especial!! Demorei praticamente 28 anos para me conhecer, para entender e aprender quem eu sou. Depois dessa idade, eu fiquei mais tranquila, mais serena, mais forte, mais EU!


  
Mais um aniversário longe da família... Então quero simplesmente agradecer a Deus por estar me proporcionando mais um ano de vida e deixar aqui meus agradecimentos a todos que, de alguma forma, estiveram presentes comigo nesse dia... pessoalmente, através de palavras escritas, através de palavras faladas, através de gestos, através de qualquer maneira que tenha sido, mas que tenha demonstrado todo carinho que tem por mim. 


 Um brinde para mim!!


Presente da Vanessa!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bruxellas em 2 dias!!

No final de semana fui conhecer a capital da Bélgica com mais 4 amigos, assim incluí o 11º país na minha lista de viagens... definitivamente viajar se tornou um vício!! 
Planejamento: 
Comprei as passagens na Ryanair por 25,00 euros ida e volta, fiz a reserva de um apartamento privado para 5 pessoas no site Booking, que custou 60,00 euros para cada as 2 noites. Esta viagem foi a mais barata de todas que eu já fiz, foi planejado conhecer Bruxellas em um dia e Brugges no outro dia, porém não queríamos fazer nada correndo como normalmente acontece nas viagens e preferimos incluir Brugges em uma próxima viagem, fiquei com uma dorzinha de cotovelo, mas nem sempre dá para fazer aquilo que queremos.
Degustar um bom vinho ao lado dos amigos e curtindo a Europa não tem preço!!

Informações Gerais: 
- A Bélgica é a sede da União Européia e Bruxellas a capital da Bélgica, de fato não tem muito o que conhecer lá, se tudo for muito bem planejado 2 dias são suficientes para conhecê-la. 
- O país tem três idiomas oficiais: holandês (flamengo), alemão e francês, mas nas áreas turísticas é possível falar inglês que eles entendem. 
É um país pequeno, com cerca de 11 milhões de pessoas, que não perdeu suas raízes.
- A moeda corrente é o Euro.
- Alguns pontos turísticos não ficam no Centro, como o Atomium e a Mini-Europa, a melhor opção é usar o metrô. O mesmo bilhete também é válido para usar o bondinho (tram) e o ônibus, custa 3,30 euros ida e volta, 4,50 para usar o dia inteiro e 1,80 apenas ida.


Imigração na Bélgica: 
Assim como em todos os países da EU, brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 3 meses, porém a imigração questionou o motivo da viagem, quantos dias vai permanecer e quanto tinha em dinheiro, então fiquem atentos e esteja com a passagem aérea de volta, reserva do hotel e passaporte em mãos. 

Como chegar no Centro?
No aeroporto Charleroi pegue o Shuttle Bus, que sai a cada 30 minutos, vai até a estação principal de trem da cidade, chamada Brussels Midi. O trajeto é de 45 minutos e custa 13 euros ida e 22 euros com a volta.  

Delícias Belga:
- Os belgas afirmam que foram os inventores da batata frita, que é vendida em um cone de papel por toda a parte, custa entre 2,00 e 5,00 euros. 
- Assim como os Waffles ou Gaufres, que custa entre 1,50 e 4,50 euros, tem de chocolate, nutella, sorvete, frutas e apenas com açúcar como os Belgas comem, a massa é uma delícia.
- É o destino perfeito para casais, porque os homens adoram as cervejas e as mulheres os chocolates. Os chocolates são encontrados em inúmeras nas lojas, são completamente irresistíveis, tem de todos os preços, algumas lojas com direito a prova, lembra um pouco Gramado-RS
- Lá tem diversas opções de cerveja, quando for a um barzinho, uma boa escolha é pedir o “sample”. O garçom vai trazer 5 tipos diferentes em copos pequenos. Custa em média 7 euros.
A culinária em Bruxelas é vasta e tem grande influência francesa, em muitos pratos são utilizados cerveja, eu comi uma carne cozida com molho de cerveja simplesmente maravilhosaaa.

O que fazer em Bruxellas?
Nós chegamos no apartamento e fomos logo passear pela cidade, na Grand Place, no museu HQ, o menino mijão, comemos batata frita, waffle e descansamos um pouco para sair à noite. Então fomos numa balada grega chamada The Bar, estava muito animada, não pagamos para entrar, tinha uns gregos dançando e quebrando pratos, segundo a tradição deles, foi uma noite muito divertida e ficamos lá até às 05:00hs.
No domingo não conseguimos acordar cedo, mas fomos no Atomium, almoçamos no restaurante brasileiro Show Brasil, a comida estava ótima e fomos muito bem atendidos, fica ao lado na Mini-Europe. Fizemos os passeios com bastante calma, voltamos para Grand Place, compramos lembrancinhas, fomos ao Palácio Real, passeamos pelas galerias, fizemos um jantar no apartamento acompanhado de um bom vinho e fomos descansar. 
- A Bélgica também é referência mundial em história em quadrinhos. O Tin Tin e os Smurfs nasceram lá e em Bruxelas tem até um museu dedicado à arte. Fica na rue des Sables 20,  há poucos minutos da Grand Place. A entrada custa 5,00 euros para estudante.


- Um dos lugares mais famosos e bonitos da cidade é a Grand Place, também chamada de Grote Markt, é considerada a praça mais bonita do mundo, fica muito bonita quando está iluminada, tem prédios com uma arquitetura  impressionantes e a cada dois anos, no mês de agosto, o local é coberto por um tapete de flores. Além de abrigar o museu de música e o museu da cerveja é o local de manifestações, festas e comemorações.
- Pertinho da Grand Place, tem a Manneken Pis Fountain, uma estátua do famoso menino mijão. Ele é bem menor do que todos pensam, vive cercado de turistas, em todas as lojas de souvenirs vende o garotinho fazendo xixi e tem mais de 800 roupas. 
A lenda diz que durante uma das batalhas da Bélgica, um grande general foi morto em batalha junto com seu inimigo. Seu filho que estava próximo, ao ver seu pai morto, em uma atitude de desprezo urinou no corpo morto do soldado que matara seu pai. Essa imagem ficou marcada e decidiram fazer uma estátua que hoje se encontra em Bruxelas.
- O Atomium é um dos símbolos de Bruxelas, que foi construído em 1958 para uma exibição mundial. É muito grande e bonito, principalmente à noite quando fica todo iluminado. São nove bolas gigantes que representam os átomos, são interligadas por escadas rolantes. Não achei interessante subir, apenas tirei fotos por fora, custa 11,00 euros a entrada. Para chegar lá, basta pegar o metrô 1A e descer na última parada, estação Heysel. 

Bem próximo tem a Mini-Europe, com miniaturas dos pontos turísticos mais famosos da Europa, mas infelizmente no inverno não está aberta ao público. A entrada para adultos custa em torno de 17,00 euros. 
- O Palais Royal também deve estar na lista para a visita, tem um parque bem bonito em frente para caminhadas, fiquei impressionada por não tem guardas ao redor.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista com a intercambista Vanessa Viana - Dublin

1-Qual o seu nome completo e idade?  
R: VANESSA SANTOS VIANA – 25 ANOS

2-Onde nasceu? 
R: RIO DE JANEIRO - BRASIL

3- Qual a sua formação?
R: 3º GRAU COMPLETO EM GESTÃO DE RH.

4-Veio para Irlanda através de qual agência?
R: NÃO VIM ATRAVÉS DE AGÊNCIA, COMPREI DIRETAMENTE COM O ROBERTO DA ESCOLA DCAS COLLEGE E FOI MUITO MAIS BARATO.

5-Onde você está estudando? 
R: DCAS COLLEGE.

6-O que está achando da escola? Indicaria esta escola para um amigo?
R: AINDA ESTOU NO INÍCIO DAS AULAS. MAS DE PRIMEIRO MOMENTO, AO VISITAR A ESCOLA E SUA ESTRUTURA, FUI BEM RECEPCIONADA, A AGILIDADE NOS DOCUMENTOS, ATENÇÃO ENFIM... JÁ COMEÇOU BEM.

7-Viajou por qual companhia aérea? Gostou do atendimento?
R: AIR FRANCE – O ATENDIMENTO É DE PRIMEIRA LINHA.

8- Há quanto tempo mora na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
R: ESTOU NA IRLANDA HÁ 1 MÊS, A PRINCÍPIO PRETENDO FICAR POR 1 ANO.

9-Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
R: NÃO.

10-O que motivou sua ida para a Irlanda?
R: O QUE ME MOTIVOU FOI MEUS AMIGOS, QUE ESTÃO NA EUROPA HÁ UM TEMPO,  A OPORTUNIDADE DE CHEGAR NUM PAÍS TOTALMENTE DIFERENTE DO MEU E JÁ TER TUDO PRONTO PRA MINHA CHEGADA E ESTADIA DURANTE O PERÍODO EM QUE IREI FICAR.

11-A estadia é definitiva ou outro país está nos seus planos futuros para a carreira?
R: PELO MENOS UNS 6 MESES DEVO PERMANECER NA IRLANDA, MAS SE HOUVER OPORTUNIDADE DE IR PRA OUTRO PAÍS PQ NÃO? JÁ QUE ESTOU AQUI NA EUROPA. O IMPORTANTE NA VIDA É APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE A VIDA NOS DÁ.

12-Quais eram suas expectativas profissionais antes de ir para Irlanda? Isso já estava planejado?
R: ESTAVA TRABALHANO NA MINHA ÁREA MESMO, PORÉM JÁ NÃO TINHA MAIS O QUE FAZER NA EMPRESA QUE TRABALHAVA, POIS A MINHA MISSÃO LÁ, JÁ TINHA SIDO CUMPRIDA... COGITADO A HIPÓTESE DE VIAJAR PRA ESTUDAR, PARECIA UM SONHO, MAS FORA DA REALIDADE PRA MIM. ATÉ QUE UM BELO DIA ACORDEI PRA VIDA E RESOLVI ARRISCAR TUDO, POR UMA EXPERIÊNCIA FORA... PRA MIM ESSA VIAGEM NÃO É SÓ CRESCIMENTO NA ÁREA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM NA PESSOAL.

13-Que tipo de preparação foi realizada antes da partida para Irlanda?
R: QUANDO RESOLVI IR PRA IRLANDA, ESCOLHI A DATA, SÓ HAVIA DOIS MESES PRA ME PREPARAR. AFF, COMEÇOU A MINHA CORRIDA CONTRA O TEMPO: PASSAPORTE, FECHAR COM O CURSO, PASSAGEM AÉREA, DESLIGAR DA EMPRESA, FINANÇAS, FECHAR SEGURO SAÚDE, CHECK UP GERAL (MÉDICOS, EXAMES ENFIM), BAGAGENS, RÉMEDIOS PARA LEVAR, ROUPAS, SAPATOS... E ENTÃO CHEGOU O GRANDE DIA E ESTAVA TUDO OK.

14-Foi difícil entrar no país? Relate como foi recebido pela imigração Irlandesa.
R: NÃO FOI DIFÍCIL ENTRAR NA IRLANDA, PORQUE ESTAVA COM TODA DOCUMENTAÇÃO CERTA E EM MÃOS. FORAM SUPER EDUCADOS, APRESENTEI O PASSAPORTE E OS DOCUMENTOS DO CURSO,  A IMIGRAÇÃO PERGUNTOU: SE ERA MINHA PRIMEIRA VIAGEM, SE EU FALAVA INGLÊS E QUANTOS EUROS EU TINHA. TIREI FOTO, ENTREGARAM MEUS DOCUMENTOS E PASSEI TRANQUILAMENTE.

15-Você tem seguro saúde?
R: FIZ UM SEGURO SAÚDE A PARTE DO QUE EU JÁ TINHA PELO CURSO, QUE É OBRIGATÓRIO. FECHEI COM  GTA (GLOBAL TRAVEL ASSISTANCE) – PLANO: STUDENT EURO ASSIST, COBRE A EUROPA TODA.

16-Você possui conhecimentos suficientes da língua inglesa?
R: NÃO.

17-Houve problemas na adaptação ao clima?
R: SIM, CHEGUEI NO INVERNO, MUITO MAIS FRIOOOOO. FOI UM CHOQUE...  

18-Quais as principais diferenças culturais entre Brasil e Irlanda na sua opnião?
R: A ALIMENTAÇÃO, FILOSOFIA DE VIDA, FORMAS DE SE VESTIR, CABELOS, BALADAS... ENFIM A FORMA DE VIDA É MUITO DIFERENTE. E NO COMEÇO ATÉ ACHEI QUE NÃO IRIA CONSEGUIR ME ADAPTAR.

19-Quais foram as maiores dificuldades profissionais e de adaptação a empresa na Irlanda? R: NÃO ESTOU TRABALHANDO NO MOMENTO, MAS CONSEGUI UM BICO DE CLEANER QUE ME PAGA 10,00 EUROS A HORA.

20-O profissional brasileiro está preparado para trabalhar no exterior?
R: TALVEZ, DEPENDE DE MUITAS COISAS... DA DISPONIBILIDADE E AGILIDADE EM ENXERGAR COM BONS OLHOS UMA CULTURA DIFERENTE E SABER USAR E JUNTAR, PARA TRAZER NOVIDADES E INOVAÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO.

21-Como você vê o mercado de  trabalho na Irlanda para os brasileiros?
 Cite em relação a sua área também.
R: RAZOÁVEL, EM RELAÇÃO A MINHA AREA DE ATUAÇÃO QUE É ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS AINDA NÃO VI NENHUMA VAGA. ACHO MUITO INJUSTO SÓ EUROPEU PODER TRABALHAR EM GRANDES EMPRESAS (CARGOS BACANAS), ACHO QUE ESSA CONCEPÇÃO PODERIA MUDAR.

22-Como a crise financeira mundial afetou a Irlanda?  
R: TEM AFETADO MUITAS ÁREAS, TENDO EM VISTA QUE ATÉ O VALOR QUE OS INTERCAMBISTAS TERIAM QUE APRESENTAR DUPLICOU SENDO BEM MAIOR DO QUE ERA ANTES. MAS COM TUDO ISSO, VEJO QUE AINDA HÁ MUITOS INTERCAMBISTAS VINDO PARA IRLANDA ESTUDAR.

23-O que muda no profissional brasileiro que trabalha um tempo no exterior?
R: TODA CONCEPÇÃO EM RELAÇÃO A ESTRUTURA DE UMA EMPRESA, O MODO EM QUE É FEITO TODO O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO... MAS O MELHOR DE TUDO, IRÁ MUDAR A PROFISSIONAL VANESSA VIANA (MAIS MADURA E RESISTENTE A QUALQUER SITUAÇÃO).

24-O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
R: ASSIM QUE CHEGUEI FOI O FERVO RSRS, LOGO DE CARA PASSEI A VIRADA DO ANO EM LONDRES, CONHECI ALGUNS PUBS... MAS ULTIMAMENTE MINHA VIDA ESTÁ TRANQUILA, SEM MUITAS EMOÇÕES... ESTOU NO MOMENTO DE ADAPTAÇÃO MUITO COMPLICADO, SAUDADES DA FAMÍLIA, NAMORADO, AMIGOS... AS VEZES A SAUDADE BATE MUITO FORTE...

25-Qual o custo de vida? 
R: EM MÉDIA 300,00 EUROS POR MÊS (INCLUINDO MORADIA, ALIMENTAÇÃO, PUBS RS), MAS SE TIVER VIAGENS AI O CUSTO É BEM MAIS ALTO. PORÉM SE TRABALHAR COMO AU PAIR NÃO TERÁ CUSTO NENHUM, POIS IRÁ MORAR JUNTO COM A FAMILIA, SÓ TERÁ CUSTO COM VIAGENS (É MUITO BOM, ESTAR NA EUROPA E NÃO CONHECER NENHUM OUTRO PAÍS, ACHO UM DESPERDÍCIO DE OPORTUNIDADE).

26-Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
R: HÁ DIVERSIDADE CULTURAL EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO, HIGIENE, FORMA DE VIVER... CLARO QUE EXISTEM LUGARES LINDOS (MUITA HISTÓRIA) QUE AINDA NÃO CONHEÇO, MAS ATÉ VOLTAR AO BRASIL VOU CONHECER DE PONTA A PONTA A IRLANDA.

27-Que dicas você daria a quem pretende seguir carreira no exterior e, em especial, na Irlanda?
R: ACHO QUE TODOS UM DIA DEVERIA FAZER UM INTERCÂMBIO, NÃO É SO APRENDER UMA LÍNGUA DIFERENTE, É CONHECER NOVAS PESSOAS, CULTURAL, CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

28-Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?
R: SUPERAÇÃO!

29-Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
R: CLARO, SUPER RECOMENDO O BLOG JORNADA PELA IRLANDA. NÃO CONHEÇO OUTROS, MAS TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS EU ENCONTREI NESTE BLOG.


Vídeo que eu fiz em homenagem a Vanessa Viana quando ela estava se preparando para viajar.

Primeiras compras!!

Ice Bar em Londres!!

 Londres!!


domingo, 15 de janeiro de 2012

Diário de uma Au Pair X

Oi gente, estou aqui para atualizar o meu diário de Au Pair, sinto que esta experiência está chegando ao fim, estou no mesmo emprego há 1 ano e 3 meses, passou tão rápido. A experiência de trabalhar em um sub-emprego, como seria considerado no Brasil, agregou grandes aprendizados para a minha vida, que ficarão guardados eternamente na minha alma, eu sairei deste intercâmbio com a certeza que me tornei uma pessoa melhor. 
Na semana que vem completarei 33 anos de vida e sinto uma grande necessidade de mudanças, como relatei no post Desabafos de uma au pair. Confesso que voltar ao Brasil também me assusta, a qualidade de vida e segurança que a Europa oferece é bom demais. Sei que escolher é correr riscos, há apenas caminhos na minha frente, mas no fundo, qualquer caminho escolhido será bom, qualquer decisão que eu tomar será a mais correta, porque será aquela que eu farei acontecer. 
Eu li um texto muito interessante sobre isso e quero compartilhar aqui Por que é tão difícil voltar ao Brasil?
A minha viagem de retorno ao Brasil está marcada para abril, meus cursos de inglês e Business terminam em março, eu só tenho interesse em ficar mais tempo por aqui se eu conseguir algum emprego em uma multinacional, para agregar mais valor ao CV do que um simples intercâmbio, que já está virando requisito no CV, mas caso contrário esta história na Irlanda terminará em abril e o blog continuará ativo apenas para consultas futuras, não terei mais o que escrever, mas se eu conseguir colaboradores para o blog ele permanecerá sendo atualizado, de qualquer forma eu já criei o Blog Saindo Pelo Mundo para continuar escrevendo sobre viagens, gostei da experiência de ser blogueira e não quero parar mais.
Eu criei um perfil do Blog Jornada Pela Irlanda no facebook, então caso queiram falar comigo podem adicionar.
Fiz algumas alterações no layout do blog, também coloquei um menu para que facilite a busca dos leitores, tem tópicos de depoimentos, vídeos, quem sou eu, FAQ e formulário de contato. Quero agradecer as 103.000 visitas ao blog!! Continuem acompanhando a minha Jornada!!
Gostaria de aproveitar a oportunidade e informá-los que estou à disposição para tirar dúvidas sobre o intercâmbio na Irlanda, mas por favor dêem uma olhada nos posts do blog antes, na maioria das vezes já postei sobre o assunto por aqui.
"Eu acredito que tudo acontece por um motivo. As pessoas mudam para que você consiga deixá-las para lá. As coisas dão mal para você aprender a apreciá-las quando estão boas. E às vezes, coisas boas se separam para que coisas melhores ainda se juntem." (Marilyn Monroe)

sábado, 14 de janeiro de 2012

A acessibilidade financeira dos Irlandeses

A minha idéia com este post é apenas apresentar uma diferença cultural entre os Brasileiros e Irlandeses, pois morar em um país diferente nos faz crescer e aprender muito, causando uma ruptura de tantos conceitos que acreditamos e cultivamos ao longo da vida. Como eu gostaria que algumas coisas daqui fosse possível no Brasil, como por exemplo a acessibilidade financeira. Na Irlanda é difícil saber quem realmente tem dinheito, status e bom emprego, porque geralmente julgamos a riqueza das pessoas pela quantidade e qualidade dos seus bens materiais, mas aqui eles tem acesso a bons carros, boas roupas, viagens, boa casa e etc... exceto as pessoas que moram na rua. Do médico ao faxineiro, eles podem pagar uma faculdade, ter as melhores roupas, viajar e muito mais, eles possuem um poder de compra que infelizmente a classe baixa não tem no Brasil. Eu como au pair já viajei por uns 7 países e conheci boa parte da Irlanda, comprei roupas boas, moro numa casa ótima e só não comprei um celular de última geração porque eu não quis, quando que no Brasil uma babá poderá ter acesso a isso? Eu vi no classificados do Facebook um Vectra sendo vendido a 1.500,00 euros, ou seja se eu quisesse, com 3 meses de salário eu poderia ter um. 
Sem falar que eles não gastam dinheiro em shoppings e com estética, como nós "temos" que gastar para estar dentro de um padrão social. Eu fui a uma entrevista esta semana e não fiz as unhas, estavam cortadas e lixadas, com um aspecto de limpeza, mas não pintei, porque prefiro fazer nos finais de semana, eu sou formada em Recursos Humanos e na própria faculdade eu fui ensinada que até as unhas são reparadas em um processo seletivo, porém aqui eu tenho certeza que a recrutadora nem percebeu que as minhas unhas não estavam pintadas. 
Eu tenho um amigo que é Português e foi ao Brasil visitar a mãe que mora em Natal, ele queria ir ao Rio de Janeiro visitar uns amigos e a passagem pela Gol estava R$2.000,00 para o reveillon, enquanto eu paguei 25,00 euros para a Bélgica que é outro país, isso é surreal!! A maioria dos pubs e casas noturnas são free na Irlanda, quando tem que pagar é no máximo 15,00 euros, enquanto no Rio de Janeiro e São Paulo tem baladas que custam em torno de R$100,00 a R$200,00, ou seja, só pode frequentar quem ganha um bom salário, um faxineiro que recebe R$500,00 mensais só poderá ir se conseguir um convite grátis, o que é muito difícil em boates desse nível.
Ter um bom emprego, ir em bons lugares e ter pertences de marca lhe dá um certo status no Brasil, normalmente um médico não costuma frequentar barzinhos com um encanador de pia, mas aqui não existe esta diferença, eles não tem necessidade de frequentar um grupo de pessoas influentes e muito menos se preocupam com o famoso networking, o dentista e o faxineiro jogam futebol e vão tomar uma pint juntos. 
A maioria dos Irishs nunca pisaram numa faculdade, não dão a menor importância aos estudos, enquanto para nós brasileiros a disputa está cada vez mais acirrada, é uma busca incessante por conhecimento. Meu chefe por exemplo é Sargento do Exército e me contou na semana passada que largou os estudos aos 15 anos de idade e não se sente um estúpido por isso. 
Outro fator interessante é que não existe muita diferença nos salários, por exemplo uma faxineira ganha o mesmo salário que uma Recepcionista ou Assistente Administrativa, porque normalmente os salários são pagos por hora, então o que diferencia é a quantidade de horas que você trabalha e não o esforço físico.
Leitura recomendada: Por que é tão difícil voltar a viver no Brasil?
Deixe a sua opinião nos comentários também!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como renovar o visto na Irlanda?

Esta é uma dúvida muito frequente dos estudantes, então segue a informação:

O aluno que deseja permanecer na Irlanda por mais de três meses deve aplicar para o visto de estudante na entrada do país. O visto será concedido mediante a documentação exigida pelo Departamento de Imigração da Irlanda. A duração mínima de um curso é de 1 semana e máxima é de 1 ano, porém para renovar o visto de estudante é um pouco mais simples, porém alguns requisitos no primeiro visto serão solicitados novamente.
  • O aluno deve ter terminado o período de 1 ano de estudo, então dentro de um mês se matricular em um curso novamente, dando continuidade aos estudos. 
  • O aluno também deve comprovar que freqüentou no mínimo, 80% das aulas durante o curso anterior para poder obter um novo visto de estudante. 
  • O aluno deverá apresentar uma carta original de envolvimento educacional na Irlanda.
  • Seguro Saúde válido por mais 1 ano, com cobertura Internacional ou somente na Irlanda.
  • Custo de 150,00 euros.
Note que você poderá renovar seu visto cursando Inglês por no máximo 3 anos. Após este período é permitido renovar por mais quatro anos e somente em cursos de nível superior como por exemplo, bacharelado, Mestrato (MBA), cursos de Nível 7 ou superiores que sejam devidamente aprovados pelo Departamento de Educação da Irlanda e seu órgãos competentes.





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reveillon 2012 em Dublin!!

Eu achava que no ano novo não tinha sinal de queima de fogos em Dublin, tinha ouvido comentários que são proibidos aqui, mas para minha surpresa tem sim, achei simples mas pelo menos há alguma comemoração seguida de shows. Geralmente as pessoas vão para as ruas, pubs, tem muitas festas pela cidade e a Catedral dá um espetáculo de música com os sinos da Igreja. Bom seria se Governo investisse em uma queima de fogos no Rio Liffey como muitos brasileiros gostariam de ver, mas infelizmente ainda não é possível. Confiram o vídeo do Reveillon 2012 em Dublin!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reveillon 2012 em Londres!!

Conforme eu informei no post Preparativos para o reveillon em Londres, nós fizemos um grupo através do site dos Mochileiros, conseguimos reunir umas 15 pessoas e marcamos um encontro às 15:30hs no hostel para vermos a queima de fogos com uma boa visão, pois uma vez atingida a capacidade máxima, a polícia fecha os acessos. Os lugares mais cobiçados para assistir ao show de luzes e cores são a margem do Rio Tâmisa, entre Waterloo e pontes de Lambeth. Milhares de pessoas se espalharam  ao longo do famoso Rio Tâmisa para assistir aos fogos de artifício. 
Foi um verdadeiro programinha de índio, compramos algumas coisas para comer e beber enquanto aguardávamos a tão famosa queima de fogos da London Eye, por volta de 21:00hs começou a chover bem fininho, para a nossa sorte não estava um frio arrepiante, deu para suportar bem, estava uns 10º mais ou menos. O DJ começou a tocar às 22:00hs, mas não gostamos do DJ porque ele interrompia muito as músicas, ficava ameaçando tocar uma música e depois mudava do nada. O reveillon em Londres é bem agitado, a contagem regressiva aconteceu junto ao Big Ben, enquanto um painel mostrava os segundos, o Big Ben explodiu em luzes e cores brilhantes após a badalada da meia-noite, logo após começaram os 10 minutos de fogos de artifício que foram lançados a partir da London Eye e de embarcações paradas no rio. No final, todos cantaram a música tradicional de Ano Novo anglo-saxônica “Auld Lang Syne”. Foi uma experiência cansativa, mas valeu muito a pena, a queima de fogos foi simplesmente sensacional, acompanhada de algumas das músicas de bandas inglesas mais tocadas em 2011 na Europa. 
Após a queima de fogos, os bares ficam abertos, mas a maioria cobra bilhete de entrada e por isso o melhor é adquirir os bilhetes antecipadamente.
Na volta foi meio tumultuado, nos perdemos de alguns amigos, muitas pessoas bêbadas fazendo arruaça no meio da rua, o metrô estava infernal, algumas estações fecharam, mas conseguimos voltar caminhando para o hostel, com um cansaço indescritível em palavras, porém satisfeitos por vivenciármos algo tão especial e emocionante.
Tem coisas que não mudam no final do ano: alguém diz que passou voando, alguns fazem promessas, outros ganham presente e eu fico pensando nas pessoas que fazem falta. Fim de ano sempre me dá uma nostalgia, a saudade parece que triplica, mas este ano senti o reveillon como um dia normal, passou tão rápido que quando vi já estava rompendo outro ano na Europa.
  




  
Faço um brinde a tudo que eu não quero mais viver e a tudo que eu quero viver e ainda não vivi!!
Feliz 2012!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...