Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 20 de setembro de 2014

Intercâmbio em Portugal - 2008

Viana do Castelo


Este foi o meu depoimento, fui pela agência World Study para Portugal em 2008. Eu saí desta experiência com gostinho de quero mais e por isso embarquei numa nova Jornada Pela Irlanda em 2010, uma vivência muito diferente, mas não menos importante. Segue o meu depoimento para a agência quando o intercâmbio terminou:

"Participar de um intercâmbio sempre foi o meu sonho, e aconteceram situações na minha vida nos últimos meses que me empurraram para tomar a decisão. Um amigo que já fez intercâmbio, me indicou a agência World Study, um dos meu objetivos era aprender um novo idioma, mas por não ter fluência só me sobrou ir para Portugal, mas gostei da idéia, porque meu pai é português, eu sempre sonhei em conhecer Portugal e tenho família lá.
Foi uma expectativa muito grande, a ansiedade aumentava a cada dia, foram feitos vários testes, e aos poucos tudo foi se encaixando. Mas eu acreditei sempre e cada obstáculo que se apresentava, eu conseguia atravessá-lo.
Preparei tudo para viagem e embarquei rumo a realização do meu sonho!! No aeroporto a despedida foi dolorosa, minha família e meus amigos chorando, e eu indo para um lugar da qual não teria minhas referências por perto, e teria que conquistar outras referências e o meu espaço.
Quando cheguei a Pousada Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo (30/05/08), fiquei impressionada com a visão da cidade, pois a cidade que fiquei é muito linda, mas tinha um porém a Pousada fica num monte com 900 metros de altura, não passa ônibus, só tem um bondinho que funciona de 8:00 hs às 18 hs, ou seja, fora deste horário não tinha como sair da Pousada, só descendo pelo escadório ou chamando um Táxi, mas com a chegada do verão o bondinho passou a funcionar até as 20:00 hs, o que facilitou muito, mas o fato de estar isolada num monte me assustou um pouco, achei que não aguentaria.
A recepcionista da Pousada me levou para o meu quarto, não tinha cama ainda, tive que dormir numa cama extra por 4 dias, num quarto com mais 3 meninas, depois consegui uma cama e fiquei dividindo o quarto com mais 2 meninas. No início não gostei muito das acomodações, achei um pouco bagunçado, não tinha geladeira, nem fogão e no armário não dava para guardar as minhas coisas direito, tive que deixá-las na mala.
Os dois primeiros dias foram difíceis, fiquei chorando com saudades de casa e me perguntando: Aonde vim parar? Pois não conhecia ninguém ainda, mas no meu terceiro dia chegou uma nova estagiária, e através dela fui fazendo amizade com o restante do pessoal, e inclusive alguns colegas que tinham carro, e quase sempre íamos à cidade de carro, tomar café ou a praia e etc...
Mesmo estando num país que fala o mesmo idioma, era complicado entendê-los, acho que eles falam muito enrolado e tem muitas palavras diferentes, mas fui me habituando e já mudei muitas palavras do meu vocabulário, para que eles entendam melhor o que eu falo, tem algumas palavras que eu ainda pergunto o que significa.

Ex. da diferença do vocabulário: 
Xícara = Chávena
Entender = Perceber
Bonito (a) = Gira
Band Aid = Penso
Absorvente = Penso Higiênico
Camisola = Blusa
Lap Top = Portátil
Lugar = Sítio
Prego = Sanduíche
Trem = Comboio
Ônibus = Autocarro
Celular = Telemóvel



Trabalhei no restaurante da Pousada, trabalhava de 10:30 às 15:00 e depois voltava às 19:00 e ficava até 23:00 hs. Cheguei na Pousada num momento de muito movimento, pois dia 08 de Junho a Pousada iria receber o Presidente da República de Portugal, e por conta disso eu ralei muito, como nunca em toda a minha vida, entrava e não tinha hora para sair, carreguei muito peso, e às vezes pensava no dinheiro que tinha gasto para ficar carregando mesas e cadeiras para cima e para baixo, cheguei até a reclamar com a Dani da WS, mas ela me deu uma resposta muito boa, que me acalmou.
Conversei com o meu Sub-chefe, ele me pediu um pouco de paciência naquela semana e disse que as coisas iriam melhorar, e melhorou mesmo, fui compensada das horas que fiz a mais, pois alguns dias saí mais cedo.
Quando recebi meu primeiro salário levei um susto, pois eles me pagaram o dobro do que estava no contrato, assim pude gastar um pouco mais em eletrônicos e fazer algumas viagens, cheguei até a ir na Espanha duas vezes, pois fica bem pertinho da minha cidade. Ou seja, falando em valores eu recebi de volta a metade do que gastei no programa.
Conheci pessoas aqui que guardarei para sempre em meu coração, mas também conheci pessoas que preferia não ter conhecido, mas em todo lugar é assim.
A comida daqui é muito boa, engordei 3 kilos, porque tudo o que via de novidade eu queria experimentar, mas tem algumas comidas que não temos o costume de comer, como carne de pato e de coelho, estas preferi não experimentar.
Estou no final do meu intercâmbio, foi uma experiência incrível, que jamais esquecerei, estou me sentindo mais madura, mais forte, mais confiante, e os problemas que tinha passado alguns meses antes do intercâmbio foram superados, a distância faz um bem enorme.
A saudade é muito grande, mas matar a saudade será melhor ainda!!
E se me perguntarem se faria de novo, eu respondo que faria infinitamente mais, pois valeu à pena cada centavo que gastei.

EU VENCI O DESAFIO DO TRUE!"
Continuem acompanhando as minhas experiências pelo mundo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...